A Redes de Desenvolvimento da Maré é uma instituição da sociedade civil. Suas ações pautam-se pelo interesse comum de trabalhar, de forma integrada e abrangente, com temáticas relativas à cidade do Rio de Janeiro e, mais especificamente, aos seus espaços populares, desenvolvendo projetos nos eixos de Arte, Memórias e Identidades, Desenvolvimento Territorial, Direito à Segurança Pública e acesso à Justiça e Educação.
Etapa 1 – Modelagem Conceitual
A modelagem conceitual do banco de dados é requisito essencial no desenvolvimento de aplicações, pois permite a integração de bancos de dados por sistemas independentes.
Nesta etapa foi elaborado o diagrama conceitual para a estruturação do banco de dados, com a definição dos tipos de variáveis e de relacionamentos entre bases, visando a integração efetiva das informações entre os diversos programas e projetos desenvolvidos pela Redes.
Etapa 2 – Tratamento de Dados
O objetivo principal desta etapa foi melhorar a qualidade da informação que a Redes da Maré já possuía, padronizando-a de acordo com a modelagem conceitual previamente desenhada.
Nesta etapa foi feita a reestruturação da base adequando-a aos protocolos de boas práticas em termos de modelagem de base de dados, e o tratamento das informações visando a eliminação de inconsistências, através de processos de higienização e validação.